24 abril 2014

Vamos aos toiros...





Comunicado da Junta de Freguesia de Abiul



                                                                                                Foto: www.solesombra.net

A Junta de Freguesia de Abiul congratula-se por anunciar que contratou o matador de touros António Ferrera para a Corrida Mista no dia 3 de Agosto em Abiul.
JFA

Sabores do Toiro Bravo


De 1 a 4 de maio, em Coruche, celebra-se a 11ª edição dos Sabores do Toiro Bravo, em que, a carne de touro bravo é, naturalmente, o principal ingrediente. Nos Sabores, saboreia-se o lombo do touro bravo, a espetada de bezerra brava em pau de louro verde, o rabo de boi estufado, o bife de touro bravo recheado e muitas outras iguarias da gastronomia ribatejana.

Do evento gastronómico fazem parte mostras de artesanato, tasquinhas de petiscos e muita animação musical em concertos programados e em itinerância à hora das refeições. Os restaurantes localizados na Praça de Touros de Coruche são os seguintes:Sabores de Coruche, O Farnel, O Choupo, A Tasca, Ó Manel e Jakim Girassol. Também a animação taurina será uma constante nesta programação.

Deste intenso programa fazem parte algumas mostras expositivas. Na Praça de Toiros (de 1 a 4 de maio) estará patente a exposição “José Simões, toureiro com coração” - encerrando o ciclo comemorativo dos 50 anos de alternativa do matador de toiros coruchense José Simões. Na Galeria do Mercado Municipal de Coruche (de 1 a 18 de maio) “Eh! Toiro lindo!” - Mostra de pintura de autoria da pintora Tânia Rocha (10% das vendas efetuadas reverterão a favor da Associação de Apoio ao Doente Oncológico de Coruche – Encostatamim).

Nos dias 3 e 4 de maio, será apresentada a 1ª Exposição de Clássicos, uma exposição dedicada a carros e motos clássicos no edifício da antiga central de Camionagem.

No exterior da Praça estarão várias associações do concelho representando o que de melhor têm para divulgar, nomeadamente a doçaria – Rancho Folclórico Regional do Sorraia, Associação Cultural, Social e Recreativa do Rebocho, Rancho Folclórico de Vila Nova da Erra e Rancho Folclórico de São José da Lamarosa.

Fique com  o programa do evento!

1 de maio – Dia do Trabalhador (quinta-feira)
12h00 – Inauguração da Exposição “Eh! Toiro lindo!” de Tânia Rocha
12h30 - Abertura oficial do evento
Animação: Tocata de Ranchos Folclóricos (almoço)
16h30 – Festival de Fandango – Tributo ao fandanguista Francisco Carvalho
Local: Arena
20h30 - Animação: Tocata de Ranchos Folclóricos (jantar)

2 de maio (sexta feira)
Animação Musical com o grupo Al Kabir e Sevilhanas (jantar)

3 de maio (sábado)
Local -Praça de Toiros
11h00 - Cortejo de Cabrestos nas imediações da Praça de Touros
11h30 – Demonstração de Condução de Cabrestos
12h30 – Animação Musical com os “Pilha Galinhas” e “Trinca Espinhas” (almoço)
16h00 – Treino de Forcados: Grupos de Forcados Amadores de Coruche e Grupo de Forcados Amadores Real Moura – Demonstração de Cernelhas e uma vaca para curiosos
19h00 – Atuação do Grupo “Cachaba” (junto ao sector 2)
20h30 – Animação Musical com os “Cachaba” e com os “Pilha Galinhas” (jantar)
22h00 – Concerto da banda da SIC – Sociedade de Instrução Coruchense (junto ao setor 8)

4 de maio – Dia da mãe (domingo)
10h00 - "Ginástica para Mães e Bebés" (Praça de Água)
11h00 –Demonstração de Toureio a pé pela Academia de Toureio do Campo Pequeno (Arena)
12h30 – Dramatização com o grupo ContaCenas (almoço)
12h30 – Atuação de Laura Macedo e Marcelo (almoço)

Feira das Viagens no Campo Pequeno


Feira das Viagens 2014
Expositores vão surpreender o público com propostas irresistíveis!

Cerca de meia centena de agências de viagens, empresas de cruzeiros e destinos turísticos nacionais e internacionais prepara-se para surpreender o público da Feira das Viagens com uma oferta alargada de pacotes turísticos, a preços muito competitivos.
Durante três dias, os visitantes vão ter acesso a uma escolha alargada de programas especificamente concebidos para este evento, podendo simultaneamente recolher informações detalhadas sobre os destinos que pretendem visitar.
A Feira será também um espaço de lazer e diversão já que vai ser animada com passatempos, música ao vivo, espaços de leitura, artesanato e gastronomia regional portuguesa. Em Lisboa haverá ainda uma pequena plateia com  filmes dos destinos turísticos presentes.
Para Timótheo Gonçalves, diretor da Halcon Viagens, um dos patrocinadores do evento, “o mercado está recetivo à oferta de produtos de qualidade com preços competitivos. As vendas realizadas por altura da Páscoa, comparativamente com o mesmo período do ano passado, obtiveram um crescimento de 12 por cento, situação que faz com que o mercado esteja também otimista quanto à época de verão. Não tenho dúvida que a segunda edição da Feira das Viagens será um sucesso em Lisboa e no Porto.”
Já para Pedro Gordon, do Grupo Gea, “a Feira das Viagens afirma-se como um ponto de encontro entre a oferta e a procura de viagens, o que prova, mais uma vez, que o aconselhamento que as agências dão, através de um contacto personalizado com capacidade para “fazer fatos à medida”, é um valor acrescentado insubstituível para qualquer cliente.”
Para a EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo), também patrocinador deste evento, “a aposta na Feira das Viagens impunha-se por se tratar de uma ação de hard selling na qual o Brasil pretende ocupar uma posição de destaque. A Copa de 2014 é uma excelente oportunidade para voltar a crescer no mercado português e este tipo de ações de venda direta ao público final é muito importante para o nosso destino.”
O objetivo da  Feira das Viagens é ajudar as famílias portuguesas a encontrarem soluções competitivas para as suas férias de verão e, simultaneamente, apoiar e impulsionar as vendas do trade turístico nacional numa ação de hard selling dos seus pacotes mais competitivos.
A segunda edição da Feira das Viagens decorre entre 9 e 11 de maio, no Campo Pequeno, em Lisboa, e entre 16 e 18 de maio, no Palácio da Bolsa, no Porto. Ambos os eventos estão abertos ao público, entre as 10 e as 22 horas, e entrada é gratuita.
Para mais informações consultar: www.feiradasviagens.campopequeno.com e a página da Feira das Viagens no Facebook.
Sobre a organização:
A Feira das Viagens é uma iniciativa conjunta da Jervis Pereira e da Sociedade do Campo Pequeno, que este ano conta também com a co-organização da Exponor, com a parceria institucional da Associação Comercial do Porto e os patrocínios da Halcon Viagens, TAP e Embratur.

Bastinhas de Regresso


Joaquim Bastinhas regressa no próximo domingo às arenas, após quase três semanas de paragem forçada. O toureiro confirmou esta tarde o seu regresso…”a fractura está quase  ultrapassada e é muita a vontade que tenho em tourear. Os médicos deixaram ao meu critério o facto de ir tourear a Estarreja no próximo domingo. Já decidi que irei tourear em Estarreja. O toureio é parte de mim próprio e os anos que levo na profissão, deram-me força para enfrentar todas as situações: as inesperadas, as menos boas e os triunfos. A força de vontade que sempre me caracterizou e me tem acompanhado ao longo da vida, têm-me permitido enfrentar todos os desafios. Vou tourear a Estarreja. O público pode contar com a minha presença!”

A Maior Catedral LEGO do Mundo já está em construção no Campo Pequeno para o Campo Pequeno LEGO Fan Event


De 25 de abril a 4 de maio a Praça do Campo Pequeno será palco da maior exposição internacional alguma vez organizada por fãs da conhecida marca de brinquedos.Os responsáveis pela verdadeira romaria que, ano após ano, transformaram Lisboa numa espécie de capital das construções com os famosos tijolinhos de plástico dinamarqueses asseguram que esta será a maior e melhor exposição de sempre.A justificar esta afirmação alegam que em nenhum outro local do mundo é possível visitar, em simultâneo, monumentos como a gigantesca Catedral de Colónia (só esta construção alberga um milhão de peças) ou a mansão de Bruce Wayne (Batman), revisitar o mundo da Star Wars, ver passar os carros do Rally Dakar e assistir a um concerto comemorativo dos 35 anos dos Xutos, entrar numa cidade medieval ou conhecer o interior da casa dos Simpsons, tudo feito, é claro, com peças LEGO.Nos dias 25 e 27 de abril haverá lugar ao desfile dos bonecos da Linhaceira, um grupo tradicional do Concelho de Tomar que concebeu dezenas de personagens em formato maxifig, numa lógica de homenagear personagens reais e fictícios, animação esta que se junta a réplica do novo SEAT LEON em LEGO e à presença diária dos jogos LEGO no espaço Ludopólis, dos videojogos ou aos mais de 10 mil tijolos disponíveis nas diversas atividades e passatempos do espaço MEO KIDS/SIC K.Entretanto, face ao crescente aparecimento de pequenos eventos réplica noutras localidades, a organização do Mega Evento do Campo Pequeno refere que este é o único evento oficial da CAMP LEGO USER GROUP a decorrer em território nacional nos meses de abril e maio.
A maior atração deste ano será sem dúvida a Catedral de Colónia, da autoria de Jürgen Bramigk, uma construção colossal com mais de 3.5m metros de altura, um milhão de peças LEGO e um peso superior a 600 kg.
Os bilhetes custam entre os 3 e os 5 euros e o certame estará aberto diariamente das 10h às 21 horas.

Mais informações

Iniciativas do evento
25.04 - Desfiles dos Maxifigs da Linhaceira, acompanhados do grupo de percussão Batucando.
27.04 - Desfiles dos Maxifigs da Linhaceira
01.05 – Actuação do grupo de percussão Batucando.
Diariamente haverá desfiles parciais de Maxifigs, será exibido o filme: "The LEGO Story - 80 years” versão legendada em português e o construtor holandês Alex de Jong estará na playzone a acompanhar as crianças em diversos períodos do dia.
Está prevista ainda a construção de um mosaico no espaço MEO KIds/SIC K onde decorrerão muitas outras actividades.
A venda de brinquedos da marca (novos, usados e peças a vulso) e o espaço Upload(sujeito a confirmação) dedicado ao videojogo são igualmente motivos de interesse do evento.

Construções em destaque
Catedral de Colónia – autor JurgenBramvigk
Zé Pedro (Xutos & Pontapés) – autor Alex de Jong
SEAT LEON – autor João Paulo Fernandes
Mega Grua – autor Filipe Coentro
Mega Navio MAERKS – autor Jorge Vieira
Teleférico – autor Filipe Coentro

Displays em destaque
·         Castle
·         NascLEGOCity
·         LEGO Movie
·         Cidade Smallfieldpolis III
·         Mansão Bruce Wayne – Batman
·         Campo Pequeno c/ metro
·         Rally Dakar
·         GBC (Great BallContraption)
·         Réplicas de Comboios
·         Simpsons
·         Apocalipse
·         Modular Moc’stown
·         Militaria
·         MonsterFighters
·         Space
·         Star Wars
·         Technics

Dados Gerais do Evento
Ação: Campo Pequeno LEGO® Fan Event
Local: Campo Pequeno
Tema do Evento: Exposição Internacional de construções com peças LEGO®
Datas: 25 abril de a 4 de maio
Horário: Das 10 h às 21 h
Valor Entrada:
·         Bilhete < 10 | € 3
(as crianças tem de entrar acompanhadas obrigatoriamente por um adulto, máximo de duas crianças por adulto)
·         Bilhete > 10 | € 5

Vamos Falar de Toiros

O final dos colóquios realizados pela Casa do Povo da Freguesia de São Brás sob o tema Vamos falar de “Toiros” teve jornada dupla na sexta-feira foi a vez da Ganadeira Fátima Albino e seu Marido o Sr. António Ferreira que tiveram a palavra falar e explicar o porque de ser ganadeira e as suas dificuldades enquanto já no sábado foi a vez do já retirado cavaleiro tauromáquico João Carlos Pamplona e o bandarilheiro Jorge Leonardo foram vários os aficionados presentes e que colocaram varias perguntas o duvidas vividas na festa brava, infelizmente não estiveram em grande número tal como foi nos colóquios anteriores, palavra final para a Casa do Povo da Freguesia de São Brás por esta excelente iniciativa e ficou a promessa dada que se irá repetir e fazendo votos que outras freguesias façam o mesmo.

Texto e Fotos: Edgar Vieira












22 abril 2014

Apontamentos de Luís Miguel Barroso


30 de Abril de 1967: Lisboa (Campo Pequeno): estreia em Portugal do matador António Chenel «Antoñete».

1 de Maio de 1945: Cartaxo: sofreu uma grave colhida, a cavaleira Maria da Graça, que fracturou uma perna.

2 de Maio de 1982: San Cristóbal de las Casas (México): alternativa do matador português Fernando Pessoa, lidando o toiro «Suertero», nº 22, com 480 kgs, cedido por Mariano Ramos, na presença de Marcos Ortega.

3 de Maio de 1951: Chamusca: apresentação nesta praça, do então novilheiro rondeño António Ordóñez, que alternou com o goleganense António dos Santos.

4 de Maio de 1980: Vila Franca de Xira: atingiu a antiguidade, a ganadaria Irmãos Dias, de procedência Norberto Pedroso.

5 de Maio de 1970: Azambuja: apresentação em público, do então cavaleiro amador Manuel Jorge de Oliveira.

6 de Maio de 1948: Chamusca: apresentação nesta praça, do diestro valenciano Jaime Marco «El Choni», que alternou com Manuel dos Santos.





Deu pelo nome de «Bonito» e ostentava ferro e divisa do criador lusitano Rafael José da Cunha, o toiro que na tarde de 5 de Maio de 1864, serviu para a confirmação de alternativa do matador Manuel Fuentes «Bocanegra», na velhinha praça de Madrid, apadrinhado por Curro Cuchares.  

"Festa de Campo de Promoção da Alternativa de Nelson Limas:




No próximo Sábado, dia 26 de Abril, vai realizar-se em Marinhais uma Festa de Campo de promoção à Corrida de Alternativa do cavaleiro Nelson Limas. A partir das 10:00 horas, poderá assistir ou participar numa Picaria, onde se incluem Demonstrações de Toureio, Treino de Forcados e Vacas para “Curiosos”. Será servido um almoço com as bebidas incluídas. 
Um dia de campo para verdadeiros aficionados, em cujo preço está incluído um bilhete para assistir à Corrida da Alternativa do cavaleiro Nelson Limas a realizar no dia 4 de Maio em Vila Franca de Xira!
Venha passar um dia de campo diferente, e divertir-se num ambiente “Campero” e Taurino!
Reservas para o número 960462370"

Os Apoderados:
José do Carmo Reis
Ricardo Dias-Pinto

Está de volta ao Campo Pequeno o maior LEGO® Fan Event do mundo!



De 25 de Abril a 4 de Maio, o Campo Pequeno e a cidade de Lisboa voltam a transformar-se no palco da gigantesca exposição de construções dos fãs LEGO®, que mais visitantes registaram em todo o mundo.
São 5 milhões de peças distribuídas por Mega Cidades, "Playzones", Esculturas, Comboios e muitas novidades. Os 35 anos dos Xutos e Pontapés, algumas homenagens aos futebolistas Eusébio e Ronaldo, a Catedral de Colónia (considerada a maior construção do mundo) e uma réplica do novo SEAT LEON FX, construída por um português com mais de cinco mil peças LEGO, prometem ser cabeças de cartaz entre as várias construções nacionais e estrangeiras do melhor que se constrói por esse mundo fora.
Complementarmente estão previstos vários espaços de venda de um vasto conjunto de peças e "sets" LEGO, novos e usados, e ainda peças de vestuário da LEGO Wear.
Revisitar o brinquedo do século XX e toda a sua versatilidade; brincar em família na área MEO KIDS, ou simplesmente apreciar a arte dos diversos construtores nacionais e estrangeiros presentes são as garantias de um certame que, ano após ano, vem surpreendendo, cada vez mais, os visitantes.
A organização, que conta com o patrocínio da Real Embaixada da Dinamarca, promete muita alegria, cor e animação!


Data: 25 de Abril a 4 de Maio de 2014
Horário: 10h00 às 21h00
Preçário: 5€ (menores de 11 anos - 3€)

Bilhetes: Bilheteiras do Campo Pequeno, CTT, Ticketline, FNAC, Worten e ECI
Mais informações: www.campopequenolegofanevent.com
Reservas de escolas: bilheteiras@campopequeno.com

21 abril 2014

Desejo que tenham passado uma Santa e Doce Páscoa

Colóquio Taurino em Alter



No âmbito do projecto Toiros e Cavalos 2014, decorreu em Alter do Chão, um coloquio taurino subordinado a temática do toureio a pé em Portugal, painel de oradores de invulgar qualidade e organização do Clube Taurino do Agrupamento de Escolas de Alter.
Abriu o evento a magnifica Banda Municipal Alterense ao som do passodoble Marcial el es maior, para depois em estreia absoluta Joselito Bienvenida, estava dado o mote para a maestria do matador Mário Coelho falar da sua experiencia, do papel actual do toureio a pé e do papel das gentes da Festa, o matador Sérgio Santos não se coibiu de falar do estado dos matadores portugueses, da organização dos espectáculos, por sua vez o jovem El Juanito foi a surpresa agradável da noite, com um discurso conciso, o bandarilheiro e antigo novilheiro
João Diogo Fera falou do seu trajecto artístico, o que agradou ao conclave, fechou cartel o jovem aluno do Agrupamento escolar Mariano Meira que falou do sonho de ser toureiro, todo o coloquio foi moderado por José Carmo dos Reis.
Ainda durante o evento a a Escola de Toureio de Alter fez uma demonstração de toureio de salão com os jovens António Batista, Mauro Parreira e Daniel Martins.

Texto e Fotos: Marco Gomez

Dinastias Moura e Telles: Competição em Almeirim


Os cavaleiros João Moura, António Ribeiro Telles, Manuel Ribeiro Telles Bastos e Miguel Moura actuarão dia1 de Junho, às 17h30, em Almeirim.
Lidam-se seis preciosos tórios da ganadaria de Mário e Herdeiros de Manuel Vinhas.
Pega os grupos de forcados Amadores de Vila Franca de Xira, capitaneados por Ricardo Castelo e Amadores da Chamusca, capitaneados por Nuno Marques que, em temporada de adeus às arenas, se despede da afición Almeirinense.

Paulo Pereira
Relações Públicas e Comunicação
SRUCP - Soc. Renovação Urbana Campo Pequeno, S.A.

Coruche Abre Temporada a 31 de Maio

Coruche Abre Temporada a 31 de Maio por Ocasião da FICOR

Coruche Abre Temporada a 31 de Maio por Ocasião da FICOR
A empresa Tauroleve inicia a sua trajetória na Praça de Toiros de Coruche no próximo dia 31 de Maio pelas 17:30 com a tradicional corrida de toiros integrada na Feira da Cortiça (FICOR).
O cartel contará com inúmeros atrativos entre os quais a lide de um imponente curro de toiros da divisa local de Veiga Teixeira.

Comunicado da Junta de Freguesia de Abiul


O executivo da Junta de Freguesia de Abiul, informa que em virtude do mau tempo previsto para este fim-de-semana e em concreto para Domingo dia 20 de Abril, foi decidido adiar o espetáculo "Novilhada Popular" previsto para esse dia, passando o mesmo a realizar-se no próximo dia 10 de Maio 2014.

Agradecemos a vossa compreensão.
A Junta de Freguesia

20 abril 2014

A Feira de Maio de Azambuja

A Feira de Maio surgiu em consequência do protagonismo que o cavalo adquiriu nos últimos anos do século XIX, símbolo de uma nobreza de raça que se impunha oficialmente preservar.
Sabe­-se que data anterior a 1896, devido a existirem no Concelho de Azambuja algumas das melhores coudelarias a nível nacional, já havia em Azambuja a tradição de uma Feira de gado cavalar para o exército, embora os seus moldes organizativos não sejam muito esclarecedores, sendo-­lhe atribuída a designação de Feira de Gado e Remonta.
Enquanto a Feira de Outubro encerrava a época dos espectáculos tauromáquicos, a Feira de Maio ia ganhando protagonismo, superando em imaginação e dinâmica a sua congénere que terminou definitivamente nos finais dos anos 50, princípio dos anos 60 do século XX, devido ao facto do Município ter assumido a organização do evento.
Para compreender e contextualizar historicamente a «Feira de Maio» é necessário recuar aos últimos anos do século XIX, altura em os serviços pecuários nacionais ainda integram o Ministério das Obras Públicas, Agricultura e Comércio. Contudo havia assuntos que diziam respeito à raça cavalar que integravam simultaneamente a área do Exército, tutelado pelo Ministério da Guerra.
Contrariamente ao que se verifica hoje, o cavalo era revestido de uma importância ímpar no concerne ao quotidiano de então. O cavalo surgia como peça fundamental da organização militar, um companheiro da vida quotidiana, tanto no trabalho como no lazer, representando o símbolo de uma nobreza de raça que era necessário oficialmente proteger. Daí a necessidade de instituir em Azambuja um mercado de gado cavalar para o Exército, que ocorreu em 1896 e cuja imprensa local registou através do jornal «O Azambujense» de 9 de Abril de 1896. Em termos documentais surge­-nos ainda um documento impresso anterior datado de 1892 que anuncia uma «Escaramuça a Cavallo», organizada por gentes da Vila. Segundo o calendário oficial nacional dos mercados (remonta de gado cavalar para o exército), ficou estipulado que Azambuja se realizaria anualmente a 15 de Maio.
O 1º Mercado Geral de Gado e Remonta para o Exército teve a sua primeira época a 19 de Maio de 1901, conforme podemos constatar através do documento colocado na agenda. Este cartaz tornou­se para o Museu Municipal uma fonte documental de inesgotável valor. Através dele sabemos que a 19 de Maio de 1901 Azambuja teve a sua primeira Feira de Maio e que pelas quatro e meia da tarde foi inaugurada a Praça de Touros, onde foram lidados 10 touros oferecidos pelo Dr. Máximo Falcão. Como informação paralela sabemos que o cavaleiro principal foi Fernando de Oliveira, que o ingresso custava 100 réis e que o espectáculo foi abrilhantado pelas bandas de Alcoentre e Aveiras de Cima.
Salientamos ainda que este investimento só foi possível através da constituição de uma sociedade por acções, que administrava e geria a Praça de Touros, sendo a primeira direcção da comissão de accionistas integrada por três distintos membros da comunidade azambujense: António Jacinto da Motta Cabral, Paulo José Henriques Vidal e Jayme Arthur da Motta.
Após a primeira Feira de Maio com a inauguração da Praça de Touros de Azambuja em 1901, aparece­-nos outro momento alto que merece destaque: a visita oficial em 1907 dos príncipes D. Luís Filipe e D. Manuel II para assistirem a uma corrida organizada e doada a Azambuja pelo «Real Club Tauromachico».
A ausência de documentação, remete­nos para a probabilidade de que a 1ª Grande Guerra (1914 – 1918) tenha tido algum efeito não tanto nas feiras anuais, mas nos eventos tauromáquicos, assim como a instabilidade durante o período da 1ª República até ao golpe de estado de 28 de Maio de 1926. Só em 1929 é que volta a aparecer documentação relativamente a dois espectáculos tauromáquicos realizados no Páteo do Paço e, a partir de 1934, o Páteo da Quinta do Valverde passa também a acolher espectáculos.
Para o espaço temporal compreendido entre 1944 e 1948, nem a tradicional divulgação nem a imprensa local, ou outra documentação, faz qualquer referência a feiras e eventos tauromáquicos, ficando a dúvida sobre qualquer realização. Se houve algum interregno temporal ou acidental, ele só se justifica pelo contexto histórico da guerra civil espanhola (1936 – 1939) e da II Guerra Mundial (1939 – 1945) que representaram tempos extremamente difíceis para quotidiano individual e colectivo.
Em 1948, a Feira de Maio volta a apresentar uma novidade: passou a designar­se «Feira­ Exposição» na qual a edilidade de Azambuja conferia «Diplomas de Honra» aos participantes. A década de 50 confirma a realização da Feira e Exposição de Gados, a par de outras novidades no campo organizativo e nos dos intervenientes, como também a Feira de Outubro que ia lentamente cedendo primazia à sua congénere, a Feira de Maio. Contudo, em 1956, a então «Feira­Exposição de Gados» passa a denominar­-se «Feira­Exposição Agro­Pecuária, Comercial, Industrial e Turística», cuja iniciativa parte da Câmara Municipal que em 1957 a regulamentou.
É na década 60 que a Feira de Maio se sistematiza nos moldes que a “memória” presente a conhece, com três grandes momentos de eleição: até 1965, 1967 e até aos anos 70.
Nos anos 60 começa­se a dar destaque às largadas ou «esperas» de touros em pontas, entre a Praça e a Rua Victor Córdon e a atribuição de três prémios «às janelas ou frentes que se encontrem melhor engalanadas». Na edição de 1965 é acrescentada a largada na tarde de segunda ­feira, juntando­-se assim às de Sábado e Domingo.
A 22 de Outubro de 1967 é inaugurada a nova Praça de Touros junto à Ribeira do Valverde, cuja organização é dos Bombeiros Voluntários de Azambuja. Mais tarde é adquirida uma Praça de Touros denominada portátil ou ambulante que se manteve com inumeros melhoramentos ao longo dos anos até à inauguração da actual Praça Dr. Ortigão Costa que foi inaugurada a 25 de Setembro de 2011. Esta praça tem 2300 lugares e tem todas as comodidades necessárias aos espectáculos tauromáquicos e outros.
"in Museu de Azambuja"



Numa parceria das empresas Paulo Pessoa de Carvalho e Ovação e Palmas aqui Vos informamos do Cartaz da Centenária Tradicional Feira de Maio em Azambuja.
Assim, a Sensacional Corrida de Toiros será dia 1 de Junho, Domingo pelas 17 horas e será de Homenagem ao Cavaleiro Rui Salvador , Figura Máxima da nossa Festa e comemora 30 Anos de Alternativa. Teremos um Concurso de Ganadarias com toiros de Prudêncio, Branco Núncio, Manuel Veiga, Jorge Carvalho, José Luis Vasconcelos e Sousa D´Andrade e D. Felicidade Dias que disputam os Troféus Municipio de Azambuja de Apresentação e Bravura. Os Forcados para o Troféu Junta de Freguesia de Azambuja serão os Grupos do Ribatejo, Azambuja e Arruda dos Vinhos.
Os Cavaleiros serão Rui Salvador ( 30 Anos de Alternativa sempre no Top), Paulo Jorge Santos( A nova Figura de Vila Franca) e Duarte Pinto ( Vencedor do Trofeu Melhor Lide em 2013).
Certos de que é um cartaz de competição com toiros de emoção os bilhetes estarão à venda a parti do dia 1 de maio nos locais habituais e com preços desde 10,00 euros com reservas pelo numero 91 4094038.
Junto enviamos texto com pequeno historial da Centenária Feira de Maio em Azambuja.
Estamos ainda a estudar hipóteses de outros espectáculos para Maio Mês da Cultura Tauromáquica.

Com os nossos melhores cumprimentos

Paulo Pessoa de Carvalho
Ovação e Palmas